Blogia

El camino de Sophia

Que tal uma caminhada pela Ilha do Mel, no Paraná?

A Ilha do Mel, uma espécie de paraíso natural, do litoral paranaense, na região Sul do Brasil, também é uma excelente opção para quem gosta de uma gostosa, longa e encantadora (em virtude da paisagem) caminhada. Durante o caminho, além de contemplar a natureza, você pode conhecer pontos turístico muito visitados por turistas que vem ao Paraná. Aqui vão alguns exemplos destes lugares: Farol das Conchas - que fica a 1,6 quilômetro da praia de Brasília e 6,4 quilômetros da Praia de Encantadas. Desde 1872 orienta os navegantes na Baía de Paranaguá; Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres - a 4 quilômetros de Nova Brasília e a 8,8 quilômetros de Encantadas. Foi construída em 1767 para proteger o Brasil dos ataques espanhóis e a Gruta das Encantadas - A fenda natural, com 20 metros de altura, é cercada de lendas e fica a apenas 600 metros da Praia de Encantadas. Vale a pena conferir.

Além destes lugares, a Ilha em si é um ótimo espaço para você que deseja dar uma desestressada do trabalho. O lugar é composto por pousadas e restaurantes, muito bem estruturados. Visite e confira....

Acompanhe mais informações sobre o que fazer no litoral do Paraná pelo site Verão, do Portal TudoParaná.

Até a próxima amigos

Hotel sobre rodas

Olá amigos

É interessante como a cada dia a criatividade auxilia aos adeptos do turismo de aventura e das caminhadas a conheceram de maneira inusitada lugares interessantes no mundo.

Um exemplo de como boas idéias são usadas a favor dos ecoturistas é este hotel sobre rodas que leva turistas à Patagonia. Saiba de todos os detalhes nesta reportagem da revista "Planeta Terra"

Valeu

até a próxima

Caminhada e Saúde

Oi pessoal

Neste artigo vou reproduzir um material interessantes sobre como as caminhadas ajudam as mulheres a se previnir contra um mal chamado "declínio cognitivo" (perda de memória e outros declínios das funções mentais que surgem com a idade). Confiram, os dados sao interessantes. "Caminhar pode ajudar mulheres a manter seus cérebros jovens, de acordo com uma pesquisa apresentada dia 11 de maio durante a 53a Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia."

Até a próxima

A Chapada da Diamantina vai encantar você


(foto)- Site Brasilien.de

Oi amigos

Hoje vou falar de um lugar maravilhoso para fazer caminhadas, mergulho de flutuaçao e rappel ou também para simplesmente ir e contemplar. Este lugar é a Chapada da Diamantina, localizada na regiao central da Bahia. Ali você caminhante vai poder esquecer o dia-a-dia tumultuado e poder se concentrar simplesmente na natureza. Pois a regiao faz parte de um parque de preservaçao ambiental e é um dos principais pontos de ecoturismo no Brasil.

Quando fiz a minha caminhada por aquelas bandas, comecei pela linda vilazinha de Igatu, também conhecida como a "Machu Picchu do garimpo", um lugarejo que surgiu em virtude da exploraçao de diamante na regiao. Ali o interessante é conhecer as ruínas de pedra e o "misterioso" cemitério da vila, só cuidado com os sustos que os guias podem pregar.....Imperdível também conhecer Mucugê, Andaraí e a encantadora Lençóis. Dizem que pela Chapada você pode ver disco-voadores, eu nao vi nenhum, mas posso garantir que você nao vai perder a viajem.........

Pessoal, passear pela Chapada também exige um certo preparo físico e principalmente levar os sapatos (tênis, botas de camihadas) corretos. Senao a sua caminhada poderá ser um tanto quanto complicada. Nao esqueça também de protetor solar, o sol baiano queima mesmo. Pela Chapada você pode fazer várias trilhas a pé, uma delas pelo Vale do Capao, belíssimo. Mas, segundo o pessoal de lá, o bom mesmo é a caminhada pelo Vale do Pati, sao 80 km, saindo do Vale do Capão pela Vila do Bomba até Andaraí.
Bem, além disso, é imperdível conhecer as grutas da Pratinha, Lancinha e Poço Encantado, a Fumaça, a cachoeira do Buracao, fazer rappel na cachoeira do Sossego, enfim gente, a Chapada é demais.

Confira mais informaçoes sobre o tema em:
Parque Nacional da Chapada da Diamantina
Venturas&Aventuras
Chapada Diamantina.info

Até mais

"¿Conoces Navarra?"

Hola Amigos

Si, esta pregunta ya debe ser conocida por todos, se puede oirla siempre en la tele regional. Bueno, para aquellos adeptos a las caminatas que estan pasando por Navarra o piensan en conocer esta región, por aqui hay mas que solamente la ruta que lleva al Camino de Santiago. Navarra es una región llena de opciones para paseos, donde se puede contemplar la belleza de la naturaleza y tambien añadir mas conocimiento histórico sobre esta parte de España rica en cultura y costumbres muy particulares. Podemos empezar con la zona Media Navarra; despues con Tierra Estella; vamos a la zona del Pirineo Oriental; Pirineos Atlánticos; puedes desfrutar de la belleza de La Ribera ; de las Sierras de Aralar y Urbasa. Tampoco se puede olvidar de pasar por Pamplona para conocer sus parques, jardines, iglesias y las murallas medievales.

Mas informaciones puedes encontrar aqui:
Turismo.Navarra
Viajes y Turismo Navarra

Hasta luego

"Caminho da Fé"


(Crédito) - Site caminhodafe.com.br

Caros amigos

En este artículo, les pido permiso para escribir en portugues porque voy hablar de un camino que aún es poco conocido fuera de Brasil, pero que tiene ya muchos adeptos. Quienes lo hacen tienen la misma ilusión que los que hacen el Camino de Santiago.

O "Caminho da Fé", esta rota de cerca de 400 quilômetros, entre os estados de Minas Gerais e Sao Paulo, na regiao Sudeste do Brasil, é um trajeto que abrange estradas vicinais, trilhas por bosques e pastagens e que vai conduzir os peregrinos até a basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte, em Sao Paulo. Suas características sao muitos parecidas às do Caminho de Santiago, claro que nao se pode comparar uma rota à outra em virtude da tradiçao secular do caminho espanhol. Mas, por aquelas estradas brasileiras os peregrinos têm na cabeça e no coraçao a mesma motivaçao com que os faz caminhar até 800 km nas terras do Norte da Espanha.

Você pode encontrar mais informaçoes sobre esta rota em:
Caminhodafé.com
Trekking "Caminho da Fé"
Projeto Caminho da Fé
Renovias.com

Caminhada pela Estrada da Graciosa


(Fotos)- Marcos e Ligia De Bona Carvalho

Hola amigos caminantes

Ahora quiero hablar de un camino muy bonito que se encuentra en la region Sur de Brasil, en el litoral de la província del Paraná. Esta via se llama "Estrada da Graciosa", es un camino histórico, abierto por los indios que vivian en la región en el siglo XVI. Bueno, además de su importancia histórica para la región, la Estrada da Graciosa es un buen y bonito lugar para hacer caminatas los fines de semana. A pesar de que la mayoria de la gente aún prefiere el coche para visitarla, a pié, en la Graciosa, el caminante puede contemplar de manera mas intensa toda la belleza de la naturaleza de la "Serra do Mar" paranaense, con sus montes, árboles y flores encantadores. Los caminantes tambien pueden por este camino llegar hasta Morretes, una ciudad fundada en 1721 y que es un importante marco histórico en la región, por la preservación de sus edificaciones y casas como en los tiempos del Brasil imperial. El artesanato local tambien es muy rico.

Hasta luego

Los peregrinos de Santiago



Hola amigos

Muchos de vosotros ya deben haber oido hablar o haber hecho el Camino de Santiago. Una de las rutas sagradas del mundo. Bueno, muchas son las historias y lecciones que se pueden aprender en el camino. Muchas tambien son las maneras de empezar a hacer la caminata. Si, se puede empezar por varias rutas diferentes, pero el camino empieza primero dentro del propio peregrino, esta es la verdad. Si quieres aprender mas sobre este viaje aqui van algunas sugerencias de sitios que puedes consultar para planear mejor tus caminatas. La ruta paso a paso.
¿Por donde puedo empezar el camino? Camino Francés, Aragonés, Ruta del Ebro, Camino del Norte , Via de la Plata . Lo que necesito saber antes de empezar el camino.

Antes de despedirme, me gustaria hacer una sugerencia de un sitio brasileño sobre el camino que está precioso. Se llama Caminho de Santiago.....que desfrutes

Hasta luego

Caminatas en el Peru


(crédito) - site "Culturas del Peru"

La Región de Cuzco, en el Peru, es una de las grandes rutas de caminatas para adeptos de todo el mundo. Se puede empezar la trilla Inca desde Cuzco hasta Machupicchu, uno de los grandes santuários de la cultura Inca y patrimonio histórico de la humanidad. Las bellezas de la naturaleza, con sus montañas, rios y toda la vegetación amazonica haran de tu caminata algo inolvidable. Mas informaciones puedes hallar en site sitio especifico sobre la cultura peruana.

Bienvenido al weblog sophiablog

Este es un blog sin ningún sentido científico, pero tiene la intención de hacer una discusión sobre caminatas y tambien sugerencias sobre rutas donde se puede caminar y conocer sitios inolvidables.

Si quieres participar, escribame y da tu sugerencia.

saludos