Blogia

ejercicioda

Análise de blogs com temas semelhantes

O tema do meu blog principal El Camino de Sophia é sobre caminhadas e sugestoes de rotas para aquelas pessoas que sao adeptas a fazer trekking. O que me chamou a atençao neste exercício e que coloco como ponto principal da minha análise é que por horas fiquei buscando weblogs com tema semelhante e realmente nao encontrei nenhum aos moldes da proposta que tenho no meu blog. Em buscas que fiz como por exemplo em e bitácoras.com e bitácoras.net nao obtive resultados. Entao passei a me centrar mais em Google.

O que consegui encontrar foram blogs com relatos de peregrinos no Caminho de Santiago e um blog ou melhor um post em um blog italiano com uma segestao em caminhadas por montanhas. Confira os blogs: "Mi camino de Santiago"; Camino português de Santiago e TREKKING sulla scogliera.

Neste primeiro, "Mi camino de Santiago", o blog é especificamente um diário sobre a trajetória do peregrino. Ele fala de seus sentimentos, mostra mapas da rota e relata passo-a-passo a sua caminhada. Já o segundo que eu escolhi é um blog também de relato de peregrino, porém este blog está mais completo e visualmente mais agradável. Aqui também o peregrino fala do dia-a-dia da caminhada, mas dá dicas sobre como fazer o caminho português, dá dicas de albergues, hotéis, ônibus em portugal, além do que as fotos estao melhores. O último, o post de um caminhante italiano está muito pobre em termos de conteúdo. Ele na verdade sugere uma rota de caminhada por uma montanha da regiao, mas resume-se a um relato textual, sem muitas dicas.

Percebi sim que existem muitos mais sites pessoais e sites que sugerem rotas do que propriamente um weblog que se dedique em sugerir ou discutir o tema. Nas buscas em Google, por exemplo, se encontrava no texto explicativo alguma referência sobre caminhadas, porém ao entrar no blog, o termo era uma metáfora ou simplesmete uma citaçao vaga dentro de um artigo e assim foi em todas as demais pesquisas.

Los mejores sitios de la web

He elegido para mi trabajo el tema sobre periodismo, pues es un tema que siempre me despierta el interés, principalmente por las discusiones en torno de nuestra profesion y de todo lo que ocurre de nuevo en esta area.

Destaque para trés páginas en español dedicadas a este tema:

1-)Periodismo.com

Periodismo.com es un sitio argentino dedicado a informar periodistas. El sitio me pareció bien completo en su contenido y bastante variado. Lo que me desperto la atención fue una seccion de asuntos curiosos "Noticias Locas", que presenta una serie de informaciones absurdas, me pareció una idea inteligente. Lo que tambien se puede destacar es la sección de cursos de periodismo, es un buen canal de consulta para quién procura algo en esta área. Vale la pena tambien visitar el area de enlaces a diarios online de varios paises. Periodismo.com merece una visita siempre que se pueda.

2-)Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano - FNPI

Este es un sitio que merece la atención de los periodistas. Pues es un sitio creado para despertar le interés de los periodistas en desarrollar proyectos en esta area. Ya que este es uno de los propósitos da la fundación creada por Gabriel Garcia Marquez, en 1994. Aqui se puede encontrar informaciones de como participar en concursos de premios en nuestra área, se tiene tambien acceso a informaciones sobre becas para periodistas. Este sitio merece ser visitado como un herramienta de ayuda para quién quiere noticias sobre como mejorar o tener acceso a medios para perfeccionamiento profesional.

3-)Pressnet

Este sitio trata solamente de noticias sobre periodismo y periodistas. En este portal, además de todas las informaciones acerca de la profesion, los usuarios pueden participar de un foro donde hablan de sus dificuldades en la carrera y tambien de como conseguir ayuda para realizar trabajos academicos. Me pareció interesante por la interactividad que esto proporciona. Otro aspecto de esta interactividad es la sección sobre bolsas de empleo en el área periodistica. Aqui tambien se encuentra chat para periodistas y mucha información sobre becas, conferencias, congresos, revistas, periódicos y articulos sobre lo que ocurre en el mundo de la comunicación. Vale una visita.

Web sobre jornalísmo em português:

1 - Observatório da Imprensa

Peço permissao ao professor agora para que eu escreva este artigo em português. Bem, escolhi falar do Observatório da Imprensa porque para mim é o melhor canal de informaçoes e discussoes sobre a nossa profissao no Brasil. O Observatório pode ser visto também pela televisao, TVE (Rio de Janeiro) ou TV Cultura Sao Paulo, que o transmite a todo o país através da cadeia de tv pública. O seu editor e coordenador é Alberto Dines, um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro e um profissional de grande credibilidade no meio.
Bem, vamos ao Observatório. Falo dele porque sou telespectadora e leitora. O que mais gosto neste site ou programa de tv é que ele é uma verdadeira aula de jornalismo. A maneira como se critica ou se discute a mídia nao é em um tom meramente expositivo, mas sim com uma ampla gama de conhecimento e apontamentos de como poderia ter sido feito melhor.
Seguramente o jornalista que acessar este site poderá garantir um pouco mais de conhecimento sobre a nossa profissao e o que se passa ao seu entorno, que nós, muitas vezes absorvidos pelo tumulto e horários rígidos das redaçoes nao percebemos. O Observatório te faz pensar sobre o que é ser jornalista e como é ser, isto tudo demonstrado por meio de artigos escritos por próprios jornalistas, parlamentares, filosofos, escritores, etc......... Ou mesmo simplesmente através de uma enquete ou fórum, isto porque a pergunta que está posta em discussao muitas vezes passou despercebida pelas redaçoes do grandes jornais e tvs do país. Um exemplo claro é a enquete que está no ar neste momento: "A mídia está conseguindo informar que a Aids pode levar à morte?". Uma pergunta simples, mas que certamente faz muitos editores da área de saúde dos jornais pensarem melhor sobre como estao fazendo a cobertura do assunto.

2-) Guia do WebJornalista

Achei este site muito interessante, pois ele se caracteriza como uma espécie de manual online sobre jornalismo na internet, com dicas sobre como redigir texto em internet, como criar um site informativo dentro dos padroes jornalísticos adequados. A página também tem um glossário de termos técnicos em internet, economia e saúde. Vale o jornalista dar uma olhada.

Directorio

Em termos de diretório vou destacar dois que me pareceram interessantes pelo conteúdo.
Sao eles Excite Directorio e
Yahoo Medios de Comunicación. Ambos os diretórios em español e permitem procurar veículos de comunicaçao em vários outros países.

Buscadores

Em termos de buscadores vou destacar dois. O Yahoo Jornalismo e Expresso da Noticia . Ambos me pareceram de fácil acesso ao usuário. O segundo já vem com um listado de endereços de jornais brasileiros e também de jornais estrangeiros.

Weblogs sobre o tema jornalismo

Webjornal

Este blog é desenvolvido por professores de jornalismo da Universidade de Minho em Portugal. O blog discute assuntos ligados a área de jornalismo digital, trata de discutir a influência dos blogs no jornalismo e outros assuntos ligados à profissao publicados em jornais estrangeiros. Vale visitar.

Ponto Media
Blog português que se dedica a assuntos sobre jornalismo tradicional e digital, além de apresentar uma coluna de notícias respectivas à área. Ele também tem um listado de blogs que tratam de assuntos sobre mídia.

Artículo sobre la história del hipertexto

Quando se fala em hipertexto nos tempos atuais, jamais se poderia imaginar que o conceito deste tipo de procedimento já existia na década de 40. Tanto já existia, como foi graças a cientístas como Vannevar Bush e sua concepçao da memoria expandida Memex, em 1945, que hoje milhoes de internautas podem navegar e ter acesso ao conteúdo quase ilimitado de informaçoes na web.

Os experimentos de Vannevar Bush, principalmente após o seu artigo As we may think, publicado no “Atlantic Monthly”, foram responsáveis pela inspiraçao posterior a dois também pioneiros da evoluçao da rede mundial de computadores que sao eles: Douglas Engelbart e Ted Nelson. Em seu artigo, ele tratava de apresentar ao mundo uma discussao sobre o “pensamento e a ciência no mundo moderno”. Vannevar queria alertar sobre alguns campos em que a ciência estaria se descuidando, como a automatizaçao ou a criaçao de mecanismos que pudessem fazer com que houvesse um aumento do “pensamento humano”. A partir deste propósito ele discorreu sobre a sua idéia do “Memex” (Memory Expander).

A maior marca de Bush, o “Memex” consistia em tentar imitar a mente humana. A idéia do cientista era construir uma máquina que imitasse a mente humana, permitindo que o usuário pudesse ter acesso a assuntos relacionados, assim como ele pudesse armazená-los. O Memex é considerado um dos primeiros experimentos na área de hipertextualidade, ou seja, suas características possuiam muita similaridade com o que foi concebido em termos de hipertexto atualmente.

Graças a Vannevar Bush e toda a sua influência, o governo americano mudou a sua maneira de relacionar-se com as instituiçoes científicas nos Estados Unidos. E isto foi fundamental para a fomentaçao do ambiente em que a internet foi criada mais tarde.

Vannevar Bush morreu em 30 de junho de 1974 muitos anos antes da criaçao e popularizaçao da World Wide Web, mas sem dúvidas ele pode ser considerado um dos mais importantes padrinhos da rede.

eCuaderno